Selva de Pedra, Roque Santeiro e Vale tudo foram novelas que tiveram 100% de audiência no último capítulo. Nos anos 2000, podemos citar Senhora do Destino e Avenida Brasil como as de maior sucesso. Porém, é preciso registrar que a audiência migrou para outras plataformas além da televisão aberta.
Escrita por Janete Clair, a primeira versão de Selva de Pedra, exibida em 1972 foi protagonizada por Regina Duarte e Francisco Cuoco. Simone (Regina) sofre um acidente, é dada como morta e assume a identidade de uma artista plástica. Cristiano Vilhena (Cuoco) será acusado de um crime e para livrá-lo da cadeia, Simone reaparece no tribunal.
Roque Santeiro contava a história da viúva que nunca tinha se casado com o personagem título, vivido pelo José Wilker. Porcina (Regina Duarte) era amante de Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e, quando Roque foi dado como morto, inventou que era mulher dele. A trama de Dias Gomes e Aguinaldo Silva se passava em Asa Branca, uma alegoria clara ao Brasil pós fim da ditadura. Roque reaparece, Porcina se apaixona por ele e se divide entre os dois. No último capítulo, a grande expectativa era saber quem seria o escolhido. A viúva preferiu Sinhozinho.
Em 1988, quando o Brasil sancionava a atual Constituição, Vale Tudo foi sucesso absoluto de audiência. O embate era saber onde estava a ética nas relações pessoais e empresariais. É o ápice da carreira de Gilberto Braga, que escreveu a trama com Aguinaldo Silva. Mais uma vez, Regina Duarte vivia Raquel, uma mulher honesta e batalhadora. Tinha uma filha arrivista, Maria de Fátima (Glória Pires) e antagonizou com a arquivilã Odete Roitman, vivida brilhantemente por Beatriz Segall. Odete é assassinada e bolsas de apostas tentavam descobrir o autor do crime. A revelação de que ela fora morta por acidente pela dondoca Leila (Cássia Kiss) deu 100% de audiência ao último capítulo.
Se contassem com as mesmas métricas do século passado, esta lista certamente teria Senhora do Destino, com a maravilhosa vilã Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). Já esta década, por enquanto, será lembrada pelas maldades de Carminha (Adriana Esteves), no retumbante sucesso que foi Avenida Brasil.
3 Comments
muito bom o seu artigo
Adorei, parabens pelo site!
Oi, Rita,
Obrigado pela visita. Recomende o espaço aos amigos.
Abraço e volte sempre!