Sucesso todo mundo quer. Se ele for fácil, rápido, sem esforço algum, muito melhor. Tendemos a achar que para o outro tudo é simples. Só que não.
Este site define a palavra como um substantivo masculino, cujo significado é “o que está por vir; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz; êxito: os sucessos da nação. Qualquer consequência de uma transação, de um negócio, de um projeto etc: bom ou mau sucesso. Algo ou alguém que obteve êxito; que possui excesso de popularidade: esta atriz é o sucesso da atualidade. ”
Você já reparou que a grande maioria das pessoas costuma considerar que o outro consegue tudo por acaso. Steve Jobs, por exemplo, errou várias vezes na elaboração de protótipos até chegar ao modelo final do Iphone.
Um milionário de hoje, provavelmente, passou horas e horas a fio planejando, trabalhando, prospectando. Aos que apostam na sorte, outros realizam trabalhos.
Quando fui aprovado na seleção para fazer mestrado na Universidade de São Paulo, a USP, muitos perguntaram de onde eu tirava tanta sorte. Isso nunca ocorreu. Peguei o edital, li a bibliografia recomendada, passei três meses recluso estudando, prestei a prova e passei. Parece simples, mas exigiu muitas renúncias.
O mesmo ocorre com profissionais de sucesso, pessoas com relacionamentos saudáveis – sejam eles afetivos, familiares ou fraternos.
Para ser bem sucedido no trabalho é preciso ter foco, estratégia, determinação. Saber relacionar-se, construir uma rede propositiva, ficar disponível.
Um relacionamento é bacana quando os dois se preocupam com ele. Que investem em si, que fazem projetos juntos, que pensam a vida a dois. Um cuida do outro.
O mesmo se dá com as amizades. Se não bobeamos, os amigos escapam pelas mãos.
Não adianta olhar para o acaso. Trabalho, trabalho e trabalho sem parar, sem pestanejar, sem fraquejar. A isso, alguns chamarão sorte ou sucesso. Você sabe o caminho que trilhou.