https://www.significados.com.br/elogio/
Aceitar que alguém reconheça os nossos méritos de forma espontânea, nos deixa sem jeito, quase que encabulados. Por que não estamos preparados para receber um elogio?
Não é engraçado essa dificuldade que temos de ficar feliz quando alguém diz algo bom sobre nós? Um elogio recebido de maneira direta, sem rodeios, coloca-nos, curiosamente, numa grande saia justa. Não sabemos onde colocar as mãos, ficamos vermelhos, tentando até desmerecer.
Embora, paradoxalmente, buscamos sempre pelo reconhecimento, quando ele acontece, ficamos sem jeito.
Este site aqui define: “elogio é um comentário ou observação favorável sobre determinada coisa, normalmente usado para evidenciar os aspectos positivos de alguém. As pessoas fazem elogios como um modo de demonstrar a satisfação em relação a algo que foi feito por outros indivíduos. Um elogio também pode evidenciar determinada qualidade de alguém, louvando as características positivas desta.”
O dicionário explica que é um verbo transitivo direto. Significa “receber de boa vontade aquilo que é oferecido: aceitar a doação. / Admitir a contragosto ou aderindo: aceitamos a situação de fato. / Suportar: aceitar o castigo. // Aceitar uma letra, um contrato, obrigar-se por escrito ao pagamento daquela ou ao cumprimento das cláusulas deste. // Aceitar por honra da firma, concordar contra a própria vontade.”
No campo profissional, todo reconhecimento é bem vindo. Muitas vezes, acaba contando mais até que uma promoção. Claro que se ele vier acompanhado de um adicional financeiro, ficar muito mais fácil aceitar. Risos tímidos, grifo meu.
Se a crítica costuma nos colocar pra baixo, mas, de certa forma, nos impulsiona a evoluir, nos motiva a buscar algo melhor, o elogio deveria seguir o mesmo caminho.
Sem nos deixarmos levar pela soberba, nem a falsa modéstia e humildade, um elogio não pode nos acomodar. Aceitá-lo, acarinhá-lo, reconhecê-lo, sem dúvida pode nos colocar em um patamar muito melhor.