Red Velvet, o famoso bolo americano, virou a minha sobremesa do momento. E testando as ofertas, até agora o bolo do Café Bathé, em Curitiba, é o mais saboroso.
Eu me apaixonei pelo bolo num dia importante: estava conhecendo uma pessoa especial e fomos tomar café. Acredito, porém, que não apenas por isso o meu interesse.
Claro que fui pesquisar sobre a história do bolo. Segundo este site aqui, “uma das receitas mais populares e tradicionais dos Estados Unidos, tem sua história toda baseada em um corante, divulgado através de uma receita de bolo na década de 40 por John Adams, a fim de aumentar as vendas de sua empresa de corantes e essências.”
Já este site aqui, além de confirmar o anterior, acrescenta mais alguns detalhes. ” A receita tornou-se extremamente conhecida durante a Segunda Grande Guerra. Na época do conflito, era preciso racionar a quantidade de comida consumida. Sendo assim, as pessoas precisavam ingerir coisas que suprissem as necessidades do organismo humano. A beterraba (responsável pela cor semelhante ao vermelho) é um alimento que possui açúcares e muito ferro, além de existir em abundância nos Estados Unidos.”
Para além da história, o fato é que este bolo é uma delícia. A base do bolo é a mesma e, claro, com o tempo os recheios foram variando. Eu, particularmente, gosto do que usa cream cheese. São muitas opções de receitas. É só você querer colocar a mão na massa, literalmente, e dar o seu toque especial.
No Café Bathé, o bolo não é “massudo” e o recheio fica exatamente na medida. Não é muito doce, o que sempre me agrada muito. Nesses dias de inverno, acompanhando de um café latte, hummmm. Sensacional. A única observação é que algumas das frutas decorativas são congeladas. “É que não são frutas da estação”, explicou-me o gerente.
Fora este pequeno detalhe, eu super recomendo. Dos seis lugares que experimentei, o Café Bathé é, de longe, o melhor.