Prova, prove, demonstre. É totalmente despropositado pedir para alguém dar qualquer tipo de demonstração que confirme o amor.
O mais incrível disso tudo é que mesmo pessoas supostamente adultas, maduras, também caem nesta cilada. Duas pessoas que, de fato, possuem afinidades não precisam, muito menos devem, fazer este tipo de exigência.
Neste vídeo aqui, eu falei sobre pedir que a pessoa ama você. Isso coloca o outro numa situação totalmente desconfortável, encurralada.
A real é que isso é muito humilhante. Quando você pede que o outro faça algo para provar qualquer sentimento é porque você não confia nem em você, nem no outro. Ainda que as relações estejam fragilizadas e a carência pareça ser a sensação dominante, não se pode responsabilizar o outro pelos nossos sentimentos.
Aquela história contada em verso e prosa de que é impossível ser feliz sozinho cabe apenas em versos românticos e tolos.
Dias atrás, conversava com um amigo justamente sobre isso. Que ninguém quer nada sério, que todos querem curtir, que as pessoas são todas descartáveis.
Disse a ele para não esperar muito do outro. Ele riu. Retruquei, claro. Nessas ocasiões sempre lembro da passagem bíblica que orienta amar o outro como a si mesmo. Ou seja: nem mais, nem menos.
Não é possível construir uma relação quando se entrega mais com o outro. Neste outro vídeo, falei do que acredito serem as razões que mantém duas pessoas juntas. De longe, só o amor não basta. Cumplicidade, lealdade, respeito, confiança, admiração. Tudo isso em antes. Ou tudo isso pode ser resumido em amor, se você preferir.
Por último e não mais importante, nunca coloque o outro na parede. Numa dessas, você pode ser surpreendido negativamente. Eu mesmo não gosto se ser posto à prova. Para mim, confiança é algo que você tem ou não. Se é necessário provar algo, talvez este algo não exista. Simples assim.