Poesia já se aliou à matemática para facilitar a vida dos estudantes. Pensei que ela também seria útil para o meu canal. A inspiração veio da Canção do Exílio, escrita por Gonçalves Dias. A poesia faz parte da obra lírica Primeiros Cantos, publicada em 1846. Dias a criou na primeira fase do Romantismo no Brasil. A escola literária ficou marcada pelo forte nacionalismo decorrente do rompimento do Brasil colônia com Portugal. Os versos demonstram aversão as valores lusitanos e destaca os brasileiros. Eis a poesia:
Para facilitar a compreensão de uma das leis matemáticas, professores do Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares usam a obra de Gonçalves Dias. As leis do Seno e Cosseno são utilizadas para determinar os valores de medidas de ângulos e lados de triângulos não retângulos.
Nas aulas, explica-se a teoria e depois vem o macete que gruda feito um chiclete: minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, seno a, cosseno b, seno b cosseno a. Pensando em novas formas de conquistar mais inscritos para o canal, inspirei-me na tática dos cursinhos. Sem falsa modéstia, acho que ficou legal.
Aprecie sem moderação.
1 Comment
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
Seno a cosseno b
Seno b cosseno a
O mesmo sinal daqui
É o mesmo sinal de lá