Motivação é ter um motivo para a ação e não adianta esperar que isso venha de fora. Se ela não estiver intrínseca, você não chegará a lugar algum.
Todos nós temos o péssimo hábito de reclamar de absolutamente tudo. Se está quente é porque está quente, se esfria é por causa do frio, se chove é a chuva, se está seco ataca a renite e por aí vai.
A gente sempre fica esperando que o outro tenha alguma solução mágica para os nossos problemas. Queremos ser reconhecidos, valorizados, colocados praticamente num pedestal para nos sentirmos bem.
Quando nada disso ocorre, baixa aquela depressão, a falta de vontade para tudo e o desejo escorrem pelas mãos. Daí falta a motivação. E se ela não existir dentro de você, pode acreditar que não virá de nenhum outro lugar. Não importa o que seja, se você não tiver desejos, projetos, sonhos, certamente ficará no limbo.
De acordo com este site aqui, “motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.”
Mais uma vez, percebe-se que o indivíduo é responsável por tudo aquilo que realiza. Não adianta esperar nada do exterior.
Se por um lado ninguém consegue motivar alguém, o contrário é totalmente verdadeiro. Ou seja: existem pessoas que conseguem a proeza de colocar você pra baixo. Chefes autoritários, ciúmes, desconfiança, falta de reconhecimento são capazes de minar qualquer iniciativa, qualquer indício de boa vontade. E isso vale para qualquer situação.
Quem deseja evoluir – seja no plano pessoal, profissional, afetivo, não importa – precisa agir. Fazer. Realizar. Acontecer. Não deixar para depois, nem para o outro, a responsabilidade de por em prática aquilo que você deseja.
Como bem cantou o Projota, para tem tem um sonho, todo passo é sempre o primeiro.