Feed back é importante e necessário, mas precisa ser dado com inteligência social e emocional para que tenha bons resultados. Ao se fazer uma crítica ou dizer que um trabalho, uma entrega ou mesmo uma atitude não ficou bom, é preciso atenção. Não se pode falar de qualquer jeito sob o risco de apenas criar um mal estar.
Feed back é uma expressão inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia entre outras. Em alguns contextos a palavra feed back pode significar resposta ou reação.
Anos atrás, durante um treinamento gerencial, ouvi a palavra seguida da expressão “amor verdade”. No curso, o psicólogo detalhou que significava avaliar e dar um retorno sobre uma determinada demanda. E isso poderia ser feito de duas formas: de maneira cordial e amorosa ou com grosseria e agressividade.
As pessoas são imperfeitas. As situações e condições podem não ser as mais adequadas. Mesmo com todo o esforço e empenho, falhamos.
Quando isso ocorre no ambiente profissional, o melhor caminho a falar sobre o assunto com franqueza e objetividade. Isso pressupõe uma conversa madura e sem arroubos de arrogância e abuso de poder.
Se um projeto, um trabalho não saiu como o esperado, isso deve ser apontado sem paixões. Cabe à liderança enumerar as falhas e indicar os caminhos para se chegar ao resultado desejado. Ofender e humilhar não colaboram para o sucesso.
Nas relações afetivas, mais cuidado ainda. Quando algo precisar ser dito, que seja de maneira clara e amorosa. Não se deve remoer coisas e dores do passado. Isso só vai atrapalhar ainda mais a situação. Não agregará absolutamente nada de positivo. E de momentos ruins e desconforto, a vida já está cheia, não é mesmo?
Uma saída inteligente é sempre tratar o outro do jeito que gostaríamos de ser tratados. A fórmula é antiga e sempre funciona.