Simpatia e atenção podem ser confundidas com um estar interessado. Cuidado para a carência não cegar você. O dicionário define simpatia como “afinidade moral, similitude no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas.”. Ou ainda “relação entre pessoas que, tendo afinidades, se sentem espontaneamente atraídas entre si.”
Já interesse significa “o que é importante, útil ou vantajoso, moral, social ou materialmente. Um serviço de interesse público”. Também pode ser “estado de espírito que se tem para com aquilo que se acha digno de atenção.
Neste caso, não vale aquela história de perder o amigo, mas aproveitar a piada. Aqui, a questão talvez seja conquistar mais uma amizade. Percebo que existe é bastante raro encontrarmos gente interessante, pessoas com quem podemos conversar para além das frivolidades e banalidades do cotidiano.
É claro que, ao se deparar com alguém simpático, gentil e que saiba um pouco além das “orelhas” dos livros, desperta em nós algo a mais. Tem gente que simplesmente parecem estar sempre de bem com a vida. Conseguem olhar o outro com atenção, carinho, gentileza.
E não se furtam do prazer de espalhar essas virtudes por onde passa. São pessoas que a gente precisa ter por perto. Muitas vezes uma cantada mal dada, na hora mais equivocada, pode prejudicar um relacionamento que vai além: a amizade. Se ela for verdadeira, então, melhor ainda.
Fique ligado e não se iluda.