Aplicativos de transporte vieram pra ficar e dar acesso ao transporte rápido para muita gente. Veja este tutorial para usá-los ainda melhor.
Uber, 99Pop, Cabiby e outras opções não muito conhecidas vieram para modificar o nosso relacionamento com os meios de transporte. Se antes o táxi era inacessível para uma parcela significativa da população, os aplicativos mexeu com o mercado.
Taxistas reclamaram, mas o tempo mostrou que há lugar para todo mundo. As locadoras de carro revisaram preços por ser bem mais vantajoso recorrer aos aplicativos.
Eu decidi gravar este vídeo por ter uma sobrinha que é motorista dos apps e me contar diversos absurdos que ela vivencia praticamente todos os dias. A intenção aqui é dar algumas dicas que vão facilitar a vida de todo mundo.
A primeira dica é muito básica. Só chame um motorista quando você de fato estiver pronta para sair. De preferência, caso more em apartamento, já no hall de entrada. Se der sorte e o carro estiver próximo, talvez não dê tempo nem de você descer. O app prevê que o motorista espere cinco minutos após a chegada ao local. E, meu amigo, tem gente que não tem noção de tempo. Se for um dia movimentado, sua viagem poderá ser cancelada antes de partir.
Se estiver numa rua movimentada, procure um lugar seguro para você embarcar. Isso é mais responsabilidade sua, inclusive, que do próprio motorista.
Enquanto estiver esperando, fique muito atento. Você sabe o carro, a placa, o trajeto dele até chegar a você e, o mais importante, tem a foto dele. Já o motorista não sabe absolutamente nada sobre você. Eu costumo, pra facilitar, mandar mensagem, dando a localização exata – já que o GPS não é 100%, aviso se tem lugar para estacionar, a roupa que estou usando. E não paro de olhar o deslocamento dele pelo celular.
Por fim, evite assuntos espinhosos. Política, religião, acidentes são temas que podem constranger o motorista.
E não caia na tentação de passar uma cantada no profissional. Isso pode fazer você ser bloqueado pelo próprio aplicativo. Fique ligado.