Mau cheiro não é bem vindo. Aquele odor insuportável nas axilas, chulé, mau hálito. Tudo isso afasta as pessoas. E se você não percebe, precisa pedir ajuda para alguém de sua confiança. Até porque o mau cheiro pode impedir bons e agradáveis encontros.
No caso das axilas, o mau cheiro pode estar relacionado a fatores glandulares ou hormonais. Nem sempre é falta de higiene. Para evitar odores desagradáveis, é importante lavar bem a região. Atente para que não sobre resíduos do sabonete. Você pode preparar uma solução caseira para eliminar o problema. Misture vinagre com álcool e, logo após o banho, aplique-a em toda a região. Para produzir efeitos mais rápidos, recomenda-se fazer o mesmo antes de dormir.
Se você sua demais, o uso do desodorante é fundamental.
O chulé surge devido à ação das bactérias entre os dedos. Além de usar desodorantes para os pés ou outros antissépticos, você deve secar bem por entre os dedos, tão logo termine o banho. Se necessário, use um secador de cabelos. Outra dica é evitar usar o mesmo sapato ou tênis todos os dias. O ideal é revezar dois ou três pares ao longo da semana. E o par que não estiver em uso, deixe-o numa área de boa circulação de vento.
Usar um calçado sem meio maximiza o mau cheiro. É natural que haja suor nos pés. Quando essas gotas se misturam com o material dos sapatos, a união é terrível. Se as dicas não resolverem, procure um dermatologista.
Escovar sempre os dentes e fazer uso contínuo do fio dental são duas dicas essenciais para evitar o mau hálito. Logo após as refeições, antes de dormir e ao acordar, creme dental e antisséptico bucal são fundamentais. Passar a escova na língua, gengiva e outras partes da boca também ajudam. Não esqueça de usar uma escova macia, para não ferir a mucosa.
Beber bastante água ajuda a manter as mucosas devidamente hidratadas e o hálito puro, e quem não gosta muito de beber somente água pode experimentar colocar o suco de meio limão, ou outras frutas fatiadas em 1 litro de água, por exemplo, para que seja mais fácil consumir 2 litros de água por dia. Os sucos de frutas cítricas como laranja ou tangerina também são boas opções para acabar com o mau hálito, mas devem ser consumidos regularmente.