Rolândia, a minha cidade de coração, foi criada por alemães. O nome homenageia um guerreiro alemão, Roland. Porém, o que não falta é gozação com os moradores do município.
Fundada por Oswald Nixdorf em 1934, integrante da Companhia de Terras Norte do Paraná, Rolândia tem cerca de 60 mil habitantes. A cidade tem forte presença de alemães que chegaram à cidade após a Segunda Guerra Mundial. Os japoneses também são numerosos.
Neste vídeo, faço um breve relato da origem do município, principalmente para minimizar as brincadeiras feitas com os nascidos ali.
Bremen, na Alemanha, é uma cidade amiga-irmã de Rolândia. É lá que existe a original da estátua do guerreiro Roland.
Como toda cidade colonizada, a principal avenida se chama Expedicionários. O principal, deste vídeo, porém, são as minhas memórias.
Embora tenha nascido em Corbélia, no Oeste do Paraná, mudamo-nos para Rolândia quando eu era ainda bebê. Ali vivi a maior parte da minha vida até agora. É a minha cidade do coração.
Eu cresci e brinquei na casa que existe até hoje na outrora Rua Diamantina, hoje Reinaldo Massi. Da Vila Oliveira fui estudar no Centro, no Colégio Estadual Souza Naves.
Ali me formei em Técnico em Contabilidade. Fomos uma turma muito unida, juntamos muita grana com eventos e fizemos história: conseguimos viajar para o Rio de Janeiro, com tudo pago. Para quem veio da Vila, uma conquista inigualável.
Participamos de várias gincanas. No pátio da Igreja Matriz da cidade, virei o rei do bambolê. Fui o homem que conseguiu brincar com a argola durante mais tempo. Mais um prêmio para o grupo.
O que eu sou hoje é resultado do ingresso no Banco do Brasil como Menor Auxiliar de Serviços Gerais. Minha vida mudou. Encantou-me a vida que os meus colegas tinham. Estudei, passei no concurso e fiquei na empresa por felizes 13 anos. Num ato de rebeldia, quase fui demitido por pintar o cabelo de loiro. Coisas de adolescentes.
Espero que você se sinta acolhido e abraçado por esta bela e encantadora cidade, a Rolândia do meu coração. Ah… e quem nasce em Rolândia é rolandense, beleza?
2 Comments
Eu amo Rolândia com defeito ou sem eu nasci e cresci aqui
Como não amar esta bela cidade?