O que faz um arquiteto? Quanto ganha um arquiteto? Quanto tempo um arquiteto precisa para fazer uma boa clientela? O arquiteto Rafael Carvalho responde.
De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo “CAU), “arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. O arquiteto planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções para atender às necessidades de quem utilizará aquela construção.” No Brasil, os arquitetos são regulados, orientados e fiscalizados pelo CAU.
Neste vídeo, o arquiteto Rafael Carvalho que já tem quase uma década de formado, explica os principais desafios da profissão. Em Curitiba, um arquiteto recém formado inicia a carreira ganhando em torno de R$ 2 mil mensais. Precisa se dedicar muito à própria formação para, num prazo de 20 anos, estar com a carreira consolidada. Tem arquiteto que “foge” um pouco desta curva, mas é exceção.
O arquiteto pode se especializar em urbanismo, edificação e construção, lumintotécnica, restauro de edifícios, edificações em madeira, paisagismo e ambiente, arquitetura de interiores, design de produtos, comunicação visual, entre outras atividades. Há quem garanta que contratar um arquiteto significa otimizar os recursos financeiros na construção de qualquer obra.
Para se tornar um arquiteto, é preciso fazer um curso superior, que costuma durar cinco anos, no mínimo. De acordo com as disposições da Lei 4.950-A/66, o arquiteto tem um piso salarial, composto da seguinte forma: Para jornada de trabalho de 6 (seis) horas diárias: 06 (seis) Salários Mínimos; para jornada de trabalho de 7 (sete) horas diárias;• Piso de 7,25(sete e vinte e cinco) salários mínimos, pois para cada hora adicional da 6ª hora diária,acrescenta-se aos 6 salários mínimos, mais 1,25 Salário Mínimo; para jornada de trabalho de 8 (oito) horas diárias;• Piso de 8,5 (oito e meio) salários mínimos, obedecendo o critério estabelecido acima.