Planejar cada etapa do sucesso que você almeja, tanto na vida profissional quanto pessoal. Sem um caminho definido, é impossível chegar a algum lugar.

O dicionário traz uma definição muito clara e prática. De acordo com este site, planejar é um verbo transitivo  que significa “traçar; fazer o plano de; Projetar, fazer tensão de; Programar, planificar; Planear.”

Como eu escrevi e disse neste post e vídeo, o sucesso, a realização diante de qualquer projeto, passa, necessariamente por um planejamento detalhado e minucioso. É fundamental que esteja escrito numa planilha, em um arquivo de computador, não importa.

Cada etapa do sucesso que você pretende conquistar precisa estar escrito. Este é o objetivo de planejar. Estabelecer metas, prazos, ações e atitudes que precisam ser executadas até que a realização de fato aconteça.

No livro O Poder do Hábito, de  Charles Duhigg, o autor discorre sobre a importância de reconhecer que a vitória é um sequência de pequenas vitórias. 

Planejar exige disciplina, foco e determinação

É muito pedagógico colocar no papel as metas que cada um de nós deseja atingir. Definir meta, ação, estratégia, estabelecer prazos, responsabilidades e definir os agentes de cada ação é decisivo para conquistar aquilo que se almeja.

Tem muito de chatice, não há como negar. Mas planificar os passos para uma conquista certamente vai facilitar o caminho até a vitória.

Não hesite, não duvide, não se esquive. Posso afirmar sem nenhuma margem de dúvida que, colocar no papel os sonhos e metas que você pretende conquistar são quase 30% da realização. Lembro que em 1983, uma professora da sétima série pediu que escrevesse no papel, cinco sonhos que eu gostaria de realizar.

Eu coloquei comprar um carro, um apartamento, visitar Nova Iorque, Holanda – onde eu veria os moinhos de vento e as plantações de tulipas – e ter um filho.

O único sonho que não realizei foi o filho, mas isso adquiriu outras configurações ao longo da vida.

Agora, quero conhecer os países nórdicos e depois, morar ao menos três meses no exterior. Já estou colocando tudo no papel para ver como conseguirei tudo isso.

Como se vê, planejar é preciso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.