Merecimento não é algo que simplesmente acontece. Não há nenhuma fórmula mágica para a aprovação. Quem deseja entrar em uma faculdade precisa entender que o resultado será puramente de estudo e preparação. É claro que as expectativas aumentam quando você dá o seu melhor. É muito natural que você se acha merecedor. As datas dos vestibulares já começaram a ser definidas. E você,  acha que está preparado?

No dicionários, merecimento é “aquilo que torna alguém ou algo digno ou passível de receber prêmio ou castigo.” Pode ser também “tratar alguém de acordo com seus méritos.” Ou ainda “aquilo que empresta valor a algo; aquilo que há de bom, vantajoso, admirável ou recomendável em alguém ou algo; importância, preço, valor.”

É possível ainda, associar merecimento com meritocracia. Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego cracía, que quer dizer “poder”.

VESTIBULAR NÃO É MERECIMENTO

A primeira grande desmistificação que precisamos fazer é que ser aprovado em um vestibular não é uma questão de merecimento. O aluno que é aprova, geralmente, não é o que sabe mais. Trata-se aqui de uma prova de competição.

É aquele momento em que várias pessoas dotadas de um razoável nível de informação, terão habilidade suficiente para desenvolvê-las no intervalo de temo destinado às provas. Simples assim. As chamadas provas de conhecimentos gerais são muito mais um desafio de administração do tempo.

Outra premissa importante é reconhecer que o vestibular é um processo absolutamente injusto, que reflete as péssimas condições da educação. Fazer um curso superior é um privilégio de muitos poucos. Portanto, esteja preparado para os reveses que poderão ocorrer no dia da sua prova. E saiba que tudo tem um tempo certo para acontecer. Será que este é o seu momento de merecimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.