Solitude é aquele momento em que você se sente muito bem na própria companhia e não depende de nada para ser feliz.
Este site aqui, diz que o significado de solitude, um substantivo feminino, é estado da pessoa que está só, sozinha. Condição de quem se isola propositalmente ou está num período de reflexão e de interiorização. Etimologia (origem da palavra solitude): do latim solitudo.inis.
Semanticamente, a palavra é usada em oposição à solidão para indicar que estar sozinho não implica obrigatoriamente estar em sofrimento.
A solidão é sempre associada à tristeza, ao mal estar, à dificuldade de aceitar o vazio. Porém, não adianta teimar, fingir que não é conosco. Somos seres solitários por natureza, por essência. Em última instância, nem precisamos de alguém para nascer. A hora que tiver que ser, será.
Fazemos a nossa caminhada sozinhos, aqui e ali amparados pela companhia de um ou outro amigo, um amor, um parente.
Vinícius de Moraes estava completamente equivocado quando dizia que é impossível ser feliz sozinho. Ainda que isso carregasse um certo tom de romantismo, a frase é apenas figura de retórica.
Marisa Monte sim, o contradisse, cantando um belo samba refutando as premissas do poetinha. É um fardo muito pesado para o outro a responsabilidade de nos fazer felizes.
Essa iniciativa, assim como tudo o que envolve a motivação, precisa e deve partir de cada um. De dentro para fora. Do individual para o coletivo.
Quando aceitamos essa condição, tudo o mais nos será acrescentado com prazer, alegria e muito contentamento. E a partir do bem estar sozinho, a companhia do outro será um bom e excelente complemento.
E talvez, daí, não haverá mais possibilidade de sentir-se sozinho. Como bem diz um grande amigo meu, “se estou comigo, quem poderá me abandonar?”