Harmonia é um requisito mínimo para você viver de forma mais tranquila e serena. E talvez, assim, conseguir a tão sonhada felicidade.

Embora pareça óbvio, às vezes até ululante, ninguém vai conseguir ser feliz se não estiver em harmonia consigo e com aqueles que o cercam. Já escrevi em outros posts e vídeos que a felicidade é um estado de espírito. Ela não ocorre a todo instante e, muitas vezes, é preciso ficar muito atento para percebê-la.

Quando nos debatemos, brigamos, questionamos e temos ataques de fúria, certamente estamos criando um ambiente, um clima, totalmente inadequado para a temperança.

Tenho um amigo que diz que é importante respirar durante 20 segundos. Só 20 segundos podem ser suficientes para você não dizer uma bobagem, não falar algo que magoe a outra pessoa. E tudo isso parece tão simples, não é mesmo?

Somos seres que negam os percalços que fazem parte da vida. Todas as pessoas enfrentam problemas e dificuldades diárias. O que precisamos, sempre, é saber administrar tudo isso.

Harmonia pode curar muitos males

Nosso maior desafio é viver consciente da impermanência da vida. Também é salutar que tenhamos resiliência e resignação diante de problemas que não são nossos ou que não conseguimos resolver.

Por essência, temos limitações. Não podemos tudo, muito menos responder por fardos, histórias e posturas que são da outra pessoa. A gente mal consegue dar conta de si e, costumeiramente, nos vemos enredados em histórias que não nos pertencem.

O budismo, em especial, trata muito da inconstância, da efemeridade, do desapego. É uma filosofia de vida que tem muito a nos ensinar. Muito provavelmente, logo após eu publicar este post, já serei outra pessoa.

A gente muda o tempo todo. O mundo gira e as coisas também mudam, embora muitas vezes para nos mostrar que elas deveriam voltar para o mesmo lugar.

Com harmonia e sem buscar falso heroísmo, talvez consigamos sim, um pouco mais de felicidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.