logologologologo
    • Contos e Recontos
    • Vi, gostei e recomendo
    • Essa tal felicidade…
    • Minha mãe disse…
    • Podcast
      O envelhecimento não pode ser romantizado
      Coragem para envelhecer
      outubro 30, 2023
      Depressão atinge 8% de crianças e adolescentes
      março 6, 2025

      Depressão: o mal do século que assola o Brasil

      Psychiatrist writing down story of her patient

      Tratamento para a depressão envolve trabalho psicoterápico e medicamentoso

      A depressão é o mal do século. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, o transtorno será responsável pela maioria dos afastamentos no trabalho. Embora ainda envolta em muito preconceito e desconfiança, a depressão está longe de ser uma frescura.

      Deste modo, a partir de hoje, farei algumas publicações neste espaço, fruto de uma parceria com a Revista Ampla. A entrevista foi realizada com o psicólogo Igor Pulido dos Santos. Ele é especialista em Neuropsicologia e atende no município de Rondon (PR).

      O entrevistado explica que a depressão é o adoecimento do cérebro e da mente, afetando a funcionalidade e atividades do cotidiano. “Ela rebaixa os níveis de humor, provocando desinteresse pelas tarefas do dia a dia. A pessoa não tem estímulo e vontade para fazer nada”, pondera Santos.

      Depressão e tristeza são sintomas bem diferentes

      É importante esclarecer que a depressão não tem nada a ver com a tristeza. “A tristeza é uma sensação comum que todos nós sentimos a qualquer momento da vida, diante de um aborrecimento, uma situação inusitada e triste”, esclarece Igor Pulido dos Santos. “A depressão é algo mais persistente e precisa ocorrer de forma ininterrupta por, pelo menos, duas semanas”, complementa.

      Neste caso, é importante recorrer aos manuais que discorrem sobre as doenças de maneira geral. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID), existem níveis diferentes de depressão. Há aquelas com humor rebaixado, a fase maníaca ou eufórica, com alternância de interesse e desinteresse pelas coisas.

      Já o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-5-TR, da American Psyquiatric Association, aponta o transtorno depressivo maior é “caracterizado por episódios distintos de pelo menos duas semanas de duração (…) envolvendo alterações nítidas no afeto, na cognição e em funções neurovegetativas, e remissões interepsisódicas.” (DSM-5-TR, 2023, p.177).

      Para entender melhor cada situação, é importante fazer o diagnóstico. Neste caso, ele pode ser realizado tanto pelo psicólogo quanto por um psiquiatra, ou, de preferência, num trabalho multidisciplinar. Caso necessário, o tratamento pode envolver medicamentos, estes sempre prescritos e acompanhados pelo psiquiatra.

      Já as causas da depressão, o mal do século, são muito variáveis. Elas envolvem, entre outros aspectos, o contexto biopsicossocial em que o indivíduo está inserido. Alguns estudos também apontam uma transferência genética para este tipo de transtorno. Porém, cada caso precisa ser investigado de forma precisa e individual. Cabe salientar que se trata de uma ação que envolve tempo e disponibilidade tanto dos profissionais quanto, e principalmente, do paciente.

      Entre os fatores de tratamento da depressão, a atividade física aparece com grande destaque. De acordo com Santos, um estudo feito na Austrália reconheceu que a prática de exercícios pode colaborar com a melhoria do paciente em até duas vezes mais do que aqueles que são tratados apenas com medicamentos e psicoterapia. À família e amigos, cabe acolher, não invalidar o sofrimento alheio, e oferecer suporte para que a pessoa depressiva procura ajuda profissional o mais rápido possível.

      Share
      1

      Posts relacionados

      março 6, 2025

      Depressão atinge 8% de crianças e adolescentes


      Leia mais

      Psychiatrist writing down story of her patient

      janeiro 25, 2025

      Depressão: o mal do século que assola o Brasil


      Leia mais
      O envelhecimento não pode ser romantizado

      Não se pode fugir do óbvio: só é possível viver, vivendo

      outubro 30, 2023

      Coragem para envelhecer


      Leia mais

      Deixe um comentário Cancelar resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




      Siga-me!

      Facebook
      Instagram
      Youtube
      Twitter

      Youtube

      subscribeInscreva-se no canal
      «
      Prev
      1
      /
      86
      Next
      »
      loading
      play
      Atitude, amor, palavra
      play
      Marketing do amor diz muito como será o seu relacionamento
      play
      Aplicativos de Transporte: dicas para você facilitar a vida de todo mundo
      «
      Prev
      1
      /
      86
      Next
      »
      loading

      Eu sou assim…


      Sou apaixonado por pessoas, pela vida, pelo cotidiano, pelo comportamento. Um observador nato que aprendeu a ouvir e contar histórias – a parte mais encantadora do jornalismo, profissão que parece ter me escolhido. Prestes a me aposentar, estou cursando Psicologia na PUCPR. Este espaço trará minhas impressões sobre leituras, teorias, vida real. Se você contar algo pro tio, o tio também fará o mesmo.  Vamos juntos?

      Tags

      amigos amizade amor amor próprio Armani Exchange Batel Calvin Klein Jeans carpe diem carreira profissional casamento comportamento conta pro tio cumplicidade curitiba CWB educação família felicidade Festina Watches filhos Florianópolis Floripa intimidade Londrina namoro novela Paixão Paraná psicologia rede globo redes sociais relacionamento relacionamentos relações estáveis respeito rolandia romance sexo solidão teledramaturgia telenovela tolerância trabalho Têmpera Comunicação vida a dois

      Posts recentes

      • Depressão atinge 8% de crianças e adolescentes
      • Depressão: o mal do século que assola o Brasil
      • Coragem para envelhecer
      • Atitude, amor, palavra
      • Autoimagem e o olhar do outro
      Criado por Priory Comunicação
      Conta pro Tio - Todos os Direitos Reservados