Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes. Diz respeito também a todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Você já parou pra pensar que as nossas ideias são uma junção de várias referências diferentes? Adivinha de onde essas referências vem? Se você pensou em cultura, ponto pra você. A cultura está presente no nosso cotidiano. Tudo aquilo que fazemos, de alguma forma, está impregnado de alguma referência.

Quando associamos o tema às artes, por exemplo, conseguimos nos reposicionar diante do mundo. A arte nos faz seres humanos melhores. Ao sermos tocados por ela, abrimos o nosso olhar. Sentimos melhor. Evoluímos como pessoa e como sociedade. Não importa quão longínqua a pessoa esteja. Em qualquer lugar do planeta, produzirá algum tipo de informação, fará algo representativo a sua cultura.

CULTURA PARA TODO MUNDO

Viajar, por exemplo, é ampliar nossa visão de mundo. Os hábitos, o jeito de vestir, de falar, a língua, os objetos de arte, a arquitetura. Reconhecemos o japonês pela forma como ele se mostra para os outros. O mesmo com os franceses, australianos. Nós, brasileiros, temos identidade cultural própria.

Samba, futebol, novela, paixões acirradas, acolhimento, afeto são características que nos definem. Também somos lembrados por Carlos Drummond, por Villa Lobos, Oscar Niemeyer, Pelé, Lucélia Santos, Ayrton Senna, Gisele Bundchen. Temos a bossa nova, a jovem guarda, o tropicalismo, o pop rock nacional. Novelas e séries exibidas mundo afora. Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Portinari. Fernanda Montenegro, Fernando Meirelles, Walter Salles Júnior.

Ou seja. É a cultura que cria o nosso melhor retrato, a nossa melhor imagem. Sem a arte, sem todo este conjunto, passamos despercebidos. Não nos transformamos, nem fazemos mudar. E sabemos que podemos e devemos ter e ser muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.