Podemos não. Querer a amizade de quem você está apaixonado só vai trazer sofrimento. Você será apenas uma tábua de salvação. Fuja que é cilada. Volta e meia a gente se depara com uma situação como esta.

E, infelizmente, temos a tendência de achar que encontramos o grande amor da nossa vida. Tremenda ilusão.

Quando estamos ao lado de alguém que tem uma relação complicada, é bem fácil confundir as coisas. Na tentativa de “ajudar” o outro a enxergar o óbvio, muitas vezes imaginamo-nos apaixonados.

Surpresa desagradável é relatar o sentimento e levar o maior e mais discreto não da história: desculpe, mas podemos ser apenas amigos?

Responda sem pestanejar que não e fuja. Corra, parceiro, corra. Até porque, quase que com certeza, se por acaso a relação engrenar, é bastante tranquilo prever que você servirá apenas como tábua de salvação. Vai servir apenas para que a pessoa se cure de uma outra relação. Ou seja: quem tem amor próprio, não cai numa lorota dessas, certo?

PODEMOS E DEVEMOS SER CORRESPONDIDOS

Tem um articulista da revista Época, de quem gosto muito, Ivan Martins, que escreve brilhantemente sobre relacionamentos. Num dos textos, ele afirma que “o amor é facinho”. Assim como na música Noturna, da Marisa Monte e Silva. Não force a barra, não acredite em desculpas esfarrapadas.

Quando tiver que ser, será. E acontecerá de maneira simples, tranquila, serena, sem atropelo algum. Ao colocar-se de maneira tão vulnerável diante do outro, não duvide: as chances de você quebrar a cara beiram os cem por cento. Simples assim.

Sem querer ditar regras e dicas, para que você possa apaixonar-se, amar, olhar o outro, é fundamental que antes você se conheça. Apaixone-se por você. Ame-se. Respeite-se.

Se você não for a sua melhor companhia, ninguém conseguirá fazê-lo por você. Quando a sua paixão propuser amizade, agradeça e saia de fininho. Vai ser melhor, ainda que doa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.